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Retrospectiva 2014 – Previsão para 2015

Caros Leitores e caros Amigos da Rheinhütte,

mais um ano se aproxima do final, o calendário vai ficando mais fino e o Natal se aproxima rapidamente. Estamos olhando retroativamente para um ano que se finda e que foi cheio de realizações. Juntos com vocês, nossos clientes, logramos realizar com sucesso vários projetos interessantes em 2014:

Em março, bombas verticais submersíveis correspondentes aos padrões americanos API 610 entraram em operação pela primeira vez na refinaria Abreu e Lima perto de Recife no Brasil. Com este projeto como referência, esperamos conseguir outros clientes em refinarias na América do Sul.

Em julho realizamos nossa maior venda histórica para a empresa espanhola de montagens industriais Intecsa Ingenieria Industrial SA de um total de 85 unidades de bombeamento completas. O valor total da venda alcançou mais de 4 milhões de euros e a entrega vai acontecer na primavera de 2015. O operador do sistema, que está sendo usado para produzir fertilizantes no Complexo Industrial de Fosfatos de Waad Al-Shamal é a Ma´aden Phosphates Company.

Em setembro a Novatec Solar e a BASF apresentaram com sucesso a operação de demonstração de um sistema de usina de energia solar com a nova tecnologia dos sais líquidos (DMS Direct Molten Salt Technology). O sistema foi instalado no local da Usina Solar PE1 no sul da Espanha. Neste sistema a bomba vertical do tipo GVSO da Rheinhütte transporta sais líquidos a 500 °C.

Para garantir que nós podemos também ser um parceiro confiável para nossos clientes no futuro, continuamos a desenvolver ininterruptamente tanto os processos administrativos da companhia quanto seus processos produtivos. Estamos focando em nosso assunto mais importante, a satisfação do cliente, de forma intensiva. Estamos aperfeiçoando nossa infraestrutura, otimizando o quadro geral de nossos procedimentos e criando capacidade adicional.

Em nossa fábrica em Rennerod entrou em operação uma nova prensa hidráulica para a produção de matrizes feitas com diferentes plásticos. Este é um marco importante para o aumento de capacidade e para a redução dos tempos de processamento. Esperamos que isto nos leve a níveis mais altos de flexibilidade e a reduções significativas nos prazos de entregas.

Em janeiro deste ano, a primeira etapa de nosso novo prédio em Wiesbaden entrou em operação. Os departamentos de expedição, controle de qualidade e a oficina de pintura já se mudaram para suas novas instalações. Com a oficina de pintura e sua nova tecnologia de escovas rotativas, nós vamos poder agora oferecer aos nossos clientes uma tecnologia de pintura de superfície sustentável e ambientalmente amigável.

Antes da completa demolição dos velhos escritórios e o início da construção da fase 2 no início de 2014, foi necessária a mudança de todas as dependências para Wallau, a uns 10 km de distância. Como resultado disso todos os processos logísticos foram temporariamente prejudicados. A falta de espaço causada pela construção em si também mostrou ser mais um desafio. Logo após a completa demolição do velho prédio tudo começou a andar mais rápido e o término da construção da fase 2 estará completa por volta do fim do ano. A entrada em funcionamento da nova bancada de testes e do novo centro de atendimento ao cliente devem estar prontas no início de 2015.

O início de funcionamento de um novo sistema de TI significou que nossos processos de compras e de produção puderam ser otimizados permitindo assim que nossos prazos de entregas ficassem bem mais rápidos. Você poderá encontrar maiores informações sobre o novo sistema e seu impacto positivo no artigo “Suas necessidades definem nossos padrões”.

Em junho de 2015 a Achema acontecerá em Frankfurt. Esperamos vê-los lá – estaremos ansiosos para recepciona-los!

Assim, gostaríamos de desejar a você e suas famílias um Feliz Natal e um feliz e próspero ano novo.

Atenciosamente,

Jürgen Weinerth

 

Suas necessidades definem nossos padrões

A satisfação do cliente é um dos mais importantes objetivos da FRIATEC AG – Division Rheinhütte Pumpen. Neste sentido, as necessidades dos nossos clientes é que definem nossos padrões de atuação.

Projeto preciso, qualidade e segurança de nossos produtos, prazos de entregas curtos e sem atrasos são as características dos seus e dos nossos requisitos – e são estas as condições para uma parceria perfeita e bem-sucedida.

Para garantir que possamos atender a estas condições ao mesmo tempo em que possamos conseguir uma quantidade maior de vendas, tivemos que introduzir algumas inovações.

 

Capacidade de testes aumentada

Assim que a nova oficina de testes estiver totalmente pronta, com mais do que o dobro de capacidade de testes simultâneos do que a anterior, os testes e processos de aprovação de qualidade ficarão muito mais rápidos. Graças ao novo tanque com 20 metros de profundidade, podemos testar bombas verticais até uma profundidade de 19 metros. Além disso será possível também operar bancadas de testes diferentes ao mesmo tempo, buscando otimizar os tempos de produção.

 

 

Produção sincronizada com o mercado

Um outro projeto importante é a introdução do sistema APS (APS = Advanced Planning & Scheduling) que gerencia todo o percurso de agregação de valor, desde a entrada do pedido até a entrega do produto final. Em comparação com os sistemas clássicos de TI (tais como ERP, ou Planejamento de Recursos da Empresa), APS leva em consideração a interação de todo o pessoal e maquinário disponível, além da disponibilidade de matéria prima.

Por meio deste quadro global de informações e com o uso de procedimentos algorítmicos, todo o processo se torna bem mais transparente e pode assim ser gerenciado de forma otimizada e sincronizada por toda a empresa. Com isto, os tempos de produção são determinados com precisão, otimizados e substancialmente reduzidos. Levando-se em consideração todas as possíveis mudanças que possam ocorrer o sistema permite uma maior flexibilidade de planejamento. Simulações feitas pelo computador dos prazos requeridos por um cliente também ajudam nas análises de viabilização de novos pedidos ou projetos.

A solução informatizada para otimizar o planejamento tem estado em operação desde meados de 2014 e já está permitindo uma verificação inicial de seus sucessos. As fábricas estarão sincronizadas em todas as suas operações a partir de meados de 2015 e daí em diante vão operar de acordo com o programado de forma a garantir o atendimento de todos os pedidos exatamente conforme solicitados. Deste modo estaremos dando um novo grande passo em direção à produtividade, qualidade e satisfação do cliente.

 

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